quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Vício É

Ser viciado pode ser um problema, na maioria das vezes, não apenas para quem o é, mas também para aqueles que convivem com ele. Ao ouvirmos a palavra viciado, logo vem a imagem da pessoa que utiliza drogas de modo abusivo, principalmente as ilícitas.


Mas o vício pode se apresentar de diferentes modos. Vejam-se a pessoa que não consegue deixar de trabalhar e só a idéia de ter férias já a torna ansiosa. Ela tudo fará para não ficar o mês todo longe do trabalho e vender parte de seu direito de descanso é algo já esperado por ela. Apenas aqueles que convivem mais proximamente dessas pessoas conseguem perceber que algo não está bem com ela, afinal, as férias são essenciais para a preservação da saúde de quem trabalha.

Outro tipo de vício muito comum é relacionado a jogos. Não importa o tipo de jogo, mas o fato de ela não conseguir distrair-se, sem que o jogo esteja presente. É aquele indivíduo que joga sistematicamente na loteria, em corridas, cartas ou em qualquer outro tipo de jogo de azar.

Diferentemente daqueles que são viciados em trabalho e, por isso, tendem a ganhar mais, os viciados em jogos gastam até mesmo o que não possuem. Esse vício, certamente, trará problemas a todos que convivem com o jogador contumaz. Famílias podem perder tudo que possuem caso o jogador não seja impedido eficazmente.

Outra modalidade de vício é relacionada às pessoas que não conseguem viver sem outra, que julgam amar. A solidão é simplesmente insuportável para elas e, mesmo que estejam infelizes, frustradas e magoadas não conseguem sair da relação de dependência na qual entraram.
Dificilmente um vício é algo positivo, apesar de ele produzir prazer em quem o experimenta, visto que ele também pode levar a situações inimagináveis e perniciosas.
Saber perceber o momento para não ser escravo de um vício é fundamental para se viver bem.



Nenhum comentário: