sábado, 24 de abril de 2010

Uma Luta que Dura Mais De Uma Década


A luta de Paranhos contra as drogas não começou agora. Este combate teve início em 1997, quando ele iniciou seu mandato como Vereador de Cascavel. Por diversas vezes, o  ex- vereador Paranhos usou a Tribuna da Câmara para alertar as autoridades sobre a falta de perspectivas da juventude no campo social e profissional, devido ao alastramento da pobreza e da desagregação familiar. “Frustrado, sentindo-se sem chances de progresso, o jovem acaba nas drogas”- lamentava Paranhos.

O então vereador Paranhos propunha na época medidas simples para a “adoção” de jovens por empresários, que seriam recompensados por isenções fiscais. Paranhos foi engraxate, empacotador e vendedor. Portanto aprendeu cedo o valor do trabalho na formação da juventude. 

Bandeira número 1


Quando foi candidato a deputado estadual, em 2002, Leonaldo Paranhos tinha no combate às drogas sua bandeira número um. Neste período, eram candidatos pelo seu antigo partido, o PMDB, Roberto Requião, ao governo do Paraná e Paulo Pimentel, ao Senado, entre outros.

Nesta época,foi lançada a Cartilha “Antidrogas- Perigo na Escola”,  um livreto de distribuição gratuita,onde personagens infantis debatiam entre si o problema do tráfico nas escolas e abordavam a necessidade das crianças começarem dizendo não as drogas  desde as  chamadas drogas “lícitas”, como o cigarro e a bebida, até a maconha e a cocaína. De lá para cá, este problema se agravou. Hoje o crack avançou sobre a juventude e tornou-se um grave problema de saúde pública.

Paranhos no entanto continua na luta, articula junto ao governo federal a defesa de um Plano Nacional de Combate às drogas e prega a necessidade da formação de um Fundo Nacional que estruture a Polícia e clínicas para prevenção, recuperação e orientação aos drogaditos e seus familiares.


Em março de 2010, Paranhos entregou o projeto Cartão Vermelho Para As Drogas para o então presidente Luis Inácio Lula da Silva, e também para a ministra Dilma Roussef.


Durante o encontro, Paranhos, que é ativista na luta contra as drogas, pediu ao então presidente apoio ao seu projeto de uma Política Nacional de Combate às drogas. Paranhos explicou que as vertentes do programa idealizado por ele são três, a Orientação (palestras, cursos, informação direcionada ao público jovem, em escolas, cursinhos e faculdades), Recuperação (com a implantação de clínicas em pólos regionais cujo direcionamento seriam a formação espiritual e terapias ocupacionais e profissionalizantes) e a Repressão ou Denúncia (através da formação de tropas de elite direcionadas específicamente ao combate aos traficantes).


E agora como deputado estadual o trabalho de combate à drogas continua. Já em suas primeiras ações, Paranhos protocolizou Projeto de Lei que cria o Dia Estadual de Combate Às Drogas, e criou uma Frente Parlamentar de Combate Às Drogas.


O deputado também apresentou a Secretária Estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, as propostas de seu projeto de combate às drogas. A secretária Fernanda Richa manisfestou seu apoio e ainda se comprometeu com o projeto, colocando a Secretaria Família e Desenvolvimento Social como parceira efetiva das ações.


Nenhum comentário: