quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Paraná é Líder no Ranking de Apreensão de Drogas.


O superintendente da Polícia Federal no Paraná, Jaber Saadi, anunciou ontem, durante a reunião da “Operação Mãos Limpas”, que as apreensões de drogas no Paraná bateram o recorde nacional em 2005. Segundo ele, no Paraná foram apreendidas cerca de 70 toneladas de drogas no ano passado.
Jaber Saadi (à direita) valorizou a parceria com a Sesp.
Superamos o MS, que era o recordista no número de apreensões nos últimos anos. Em 2005, aquele estado apreendeu uma média de 60 toneladas de drogas, enquanto nós apreendemos 70 toneladas. Esse bom resultado foi possível graças ao apoio da Secretaria da Segurança”, disse o superintendente.
Para ele, a parceria com as Polícias Civil e Militar possibilitou o maior número de apreensões. “Fizemos operações na fronteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina, que nos trouxeram ótimos resultados, graças a esta parceria também”, confirmou. Entre as drogas mais apreendidas estão a cocaína, a maconha e o lança-perfume.
Ele relembrou que uma das operações que mais surtiram resultado foi a operação “Fronteira Segura e Blindada”, em dezembro. “Nessa operação, que contou com o apoio da Secretaria da Segurança, o objetivo foi que os países tivessem uma ligação segura, para evitarmos não só o contrabando, mas a criminalidade que vem com o tráfico de drogas”, justificou.
Narcodenúncia
O sistema de Narcodenúncia 181 também contribuiu este ano para o aumento das apreensões de drogas. Com este sistema, as pessoas ligam gratuitamente para o número 181 para fazer denúncias e a Polícia
Federal, a Civil, ou a Militar atendem ao chamado. “Tivemos uma grande contribuição da população para as apreensões e os resultados foram bons também graças a isso”, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari. A pessoa que faz a denúncia para o 181 tem sua identidade preservada.
A apreensão de maconha evoluiu de 60 toneladas em 2004, para 101 toneladas apreendidas em 2005. Já a apreensão de cocaína foi de 438 quilos em 2004, para 796 quilos em 2005. A apreensão de crack mais que dobrou, passando de 118 mil pedras em 2004, para 316 mil pedras em 2005.

Nenhum comentário: