sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Consultórios de rua serão instalados para conter uso de drogas




Uma das ações para a prevenção ao uso de drogas e atenção ao usuário e seus familiares, é a reinstalação dos consultórios de rua. O projeto dos consultórios de rua foi desenvolvido há sete anos pelo psiquiatra baiano Antonio Nery, mas, por falta de recursos, não foi possível dar continuidade. Através de uma parceria com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos humanos (SJCDH) serão reinstalados em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho, os primeiros quatro municípios baianos contemplados pelo Programa Federal Ações Integradas da Prevenção ao Uso de Drogas e Violência".

"Os consultórios de rua atendem crianças e jovens na rua, não com intenção de salvá-los, e sim com intuito de levá-los a experimentar coisas novas e mostrar alternativas, conversando com eles onde eles vivem e ouvindo-os em sua dor" - esclareceu o psiquiatra Antônio Nery.

"Drogas degradam o ser humano. Não há preço que pague a imagem de uma mãe vendo o filho em um estado do qual ela nunca imaginou que poderia ver. É incrível como tudo muda, não existem mais valores, mais vergonha, mais alegria, é só viver o vício".

Para integrarem os consultórios de rua, equipes dos municípios que participam do Programa serão capacitadas através de conhecimentos teóricos, práticos e vivenciais para a realização de intervenções interdisciplinares preventivas e diretas ao uso de drogas lícitas e ilícitas e a outros comportamentos de risco. Além disso, serão realizadas ações de promoção, prevenção e redução de riscos e danos à saúde de, crianças, adolescentes e jovens em situação de rua.

Nenhum comentário: