sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Prevenção - De Pai Para Filho

A CAPE - Centro Antitóxicos de Prevenção e a DENARC - Divisão Estadual de Narcóticos, juntamente em ação com a Polícia Civil e a Secretaria De Estado De Segurança Pública do Estado do Paraná, lançou a Cartilha Para Pais - PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS. Essa cartilha tem como objetivo alertar e principalmente, orientar seus filhos dos riscos que as drogas as oferecem, e como livra-los deste mal que acaba com famílias e destrói sonhos e futuros de uma vida digna que os pais tanto desejam para os filhos. A partir de hoje, neste blog, mostraremos artigos publicados nesta cartilha, divulgando assim, meios de como não permitir que nossos filhos entrem neste mundo que muitas vezes mostra um caminho sem volta.

Os pais são os principais responsáveis pela complexa tarefa de educar crianças e adolescentes. Por isso , faz-se necessário, não apenas o conhecimento teórico do tema, mas a reflexão sobre as próprias atitudes e comportamentos, afinal servirão de exemplo para a construção da identidade dos filhos. Os pais devem privilegiar um diálogo franco (sem tabus), acompanhar o desenvolvimento escolar, atentos a qualquer mudança brusca durante o processo educacional, além de manter a coerência entre aquilo que dizem e entre aquilo que fazem.

Este acompanhamento deve iniciar o mais cedo possível e ser ainda mais cuidadoso durante a adolescência. Fase onde os conflitos interiores, a curiosidade e a busca por querer fazer parte de um grupo social se acentuam e podem colocar o adolescente em situações de risco.
Orientar filhos sobre prevenção ao uso indevido de drogas somente é possível, uma vez que os pais tenham conhecimento referente ao tema. Por isso as informações que iremos dar diariamente aqui, são essenciais. É importante que as drogas sejam tiradas de campo, cada vez mais cedo, que o CARTÃO VERMELHO PARA AS DROGAS , seja dado em casa, para que mais tarde, quem não fique fora do jogo, seja você !

Um comentário:

GCM COSTA disse...

Muito importânte a elaboração dessa cartilha como apoio aos pais. Sou GCM na cidade de São Sebastião - SP e convivo com muitos problemas relacionados aos jovens e ao tráfico e uso de entorpencentes. Gostaria muito de receber uma Cartilha dessa para a divulgação em meu município.