Muitos dizem que maconha faz menos mal que cigarro. Mentira.
Apesar de a maconha e o cigarro serem consumidos do mesmo modo, ambos têm princípios ativos muito diferentes entre si. Além disso, é praticamente impossível comparamos uma pessoa fumando maconha ("canabizando") a outra fumando cigarro ("tabagizando"), pois a sensibilidade varia de pessoa para pessoa, alterndo profundamente o resultado.
Dentre centenas de outras substâncias, a maconha contém o THC (tetraidrocanabinol), que pode provocar alterações em várias áreas do aparelho psíquico: memória, atenção, concentração, ânimo, capacidade de realização, noção de tempo e espaço, percepção, etc.
O tabaco não apresenta as características provocadas pelo THC, pois o organismo tem mais tolerância ao cigarro e a nicotina é rapidamente eliminada do corpo, de meia a uma hora, o que, aliás, permite que muitos cigarros (tabaco) sejam fumados em um só dia. Já a maconha é menos consumida nesse mesmo período, porque, além de seus efeitos serem mais duradouros, o organismo tem menos tolerância a eles, embora algumas pessoas, com o uso, criem maior tolerância.
O cigarro é prejudicial à saúde, mas comparado á maconha faz menos mal. Dizer que a maconha é um produto artesanal e natural e que o cigarro, por ser industrializado, é cheio de "químicas" e faz mal á saúde é outra inverdade, o fato de ser natural não garante que seja bom, pois existem muitos venenos que são naturais. Quanto a ser artesanal, isso também não dá nenhuma garantia de qualidade.
Um comentário:
Queria saber sabe qual FONTE vc utilizou pra chegar a essas conclusoes. Estou fazendo um trabalho na faculdade contra as drogas, mas eles pedem bibliografia. Servem links etc.
Sera q pode me ajudar?
Postar um comentário