quarta-feira, 3 de março de 2010

Silencioso, o Arguile Pode Matar

Assim é o narguile, que aos poucos e, passando despercebido por muitos olhos e visto como inofensível para outros, traz muitos malefícios aos fumantes. O que antes era restrito a apenas a poucas pessoas, se tornou moda entre os jovens no Brasil.
Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, canela, flores e mel. o narguile pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar. Significa que além de viciar rápido, o usuário ainda tende a criar doenças respiratórias e agravar as que já existem no organismo. Mas o real perigo mesmo está na cabeça dos usuários, pois, por ser uma droga leve e sem efeitos alucinógenos, pode passar a impressão que não traz riscos graves à saúde. O perigo está onde menos se espera, fique atento, não caia nessa !


O usuário do narguilé não consome apenas nicotina. Outras substâncias tóxicas também são ingeridas, pois, devido à queima do carvão, elementos como hidrocarbonetos, nitrosaninas e metais pesados são elevadamente cancerígenos. Além do câncer, doenças cardíacas, tuberculose e hepatites podem ser agravadas com o uso constante do narguile. A VERDADE SOBRE O ARGUILE - GLOBO

Os males do narguilé são evidentes, mas a única forma de minimizar esses malefícios é evitando o seu uso e a aspiração da sua fumaça. E lembrando aos pais, que o uso do Narguilé é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro. 

Nenhum comentário: