quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Drama da Vida de um Usuário

Dentre toda a história dos seres humanos, sempre foi sabido que o corpo humano necessita de sensações de prazeres variados. Prncipalmente o cérebro  que é o chamado "chefe do corpo" que acaba comandando a vontade de consumir estas substâncias através de seus transmissores. Alem de drogas ruins para o orgânismo, nosso corpo pede por substâncias como chocolate, carne etc... que o faz ter a mesma sensação de vontade das substâncias perigosas. São diversas as substâncias que causam essa deturpação: álcool, nicotina, e outras.
   As drogas trazem em seu interior  substâncias com o mesmo princípio ativo de alguns alimentos, como acontece com o chocolate que tem anandamida, um tipo de gordura que ativa os mesmos receptores químicos cerebrais envolvidos no consumo da maconha.  Estas substâncias agem no cérebro para nos fazer ficar viciados rapidamemte.
   Daí para frente todas as fontes de prazer deixam de ter a mesma importância e só o consumo do entorpecente passa a ser agradável, imitando as moléculas que nosso cérebro precisa para sobreviver.
 
Pesquisas feitas no Brasil apontam que o uso começa aos 10 anos, sempre na escola, e sempre influenciado por uma pessoa maior que usa, e oferece ao jovem, que muitas vezes usa para entrar no meio social que aquelas pessoas vivem. Mal sabe o jovem , que essa vida leva só leva a um caminho que traz sofrimento, e muitas vezes morte prematura. Dê um cartão vermelho para as drogas. Não deixe que ela dite o seu livro da vida, pois quando ele acabar vai ver que só restaram páginas em branco, no livro da família, as páginas de dor e saudade.

Nenhum comentário: