sábado, 10 de abril de 2010

"Droga da Moda" Chega ao Brasil e Paraná

O que parecia ser uma droga só usada nos EUA e Europa chega ao Brasil com status de droga da moda.
Entre os "baladeiros" de plantão, em casas noturnas e em festas rave, o consumo de mefedrona é cada vez mais comum, sem discriminação por quantidade de uso e seu comércio se torna mais uma peça importante no poderoso esquema de tráfico no Paraná.

O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime, Unodc, alerta para o potencial letal da mefedrona, uma nova droga sintética usada como alternativa à cocaína e à anfetamina. Segundo a agência da ONU, o consumo da droga está aumentando na Europa, América do Norte e Austrália.

Conhecida também como "miau-miau" ou "M-cat", a droga não está sob controle internacional e o Unodc acredita que a extensão do uso ainda não está clara.

Euforia
O gerente do programa de drogas sintéticas do Unodc, Beate Hammond, explica que há poucas informações sobre a mefedrona e que o uso de pequenas quantidades causam sérios riscos à saúde. De acordo com Hammond, há confirmações de mortes após o consumo do "miau-miau".

Geralmente vendida na forma de pó branco, os efeitos da mefedrona incluem aumento da euforia, estado de alerta e agitação. A droga é vendida de forma frequente pela internet como fertilizante de plantas.

A mefedrona é produzida para criar efeitos similares aos da cocaína. Mas por conta da diferença nos químicos, não há ainda nenhuma restrição legislativa em relação à produção e distribuição.

Por ser nova no mercado, há pouca pesquisa sobre todos os efeitos e capacidade tóxica. Na Europa, a substância está sendo investigada pelo Centro de Monitoramento de Drogas, que deve concluir em julho um relatório sobre a mefedrona.

Ao saber da comercialização desta droga, ligue, denuncie! O número da polícia federal de Cascavel (45) 32245152. Temos que dar um cartão vermelho para as drogas, essa é uma luta de todos.

Nenhum comentário: