quinta-feira, 29 de agosto de 2013

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo


Nesta quinta-feira, 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo. De acordo com estudo do Inca – Instituto Nacional do Câncer e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, sete brasileiros morrem diariamente por causa de doenças ocasionadas pela exposição à fumaça do cigarro. As mulheres são as mais atingidas, 60% delas morrem em decorrência do tabagismo, uma vez que sofrem mais para largar o cigarro, elas apresentam o dobro de ansiedade e depressão comparadas aos homens. Os dados divulgados pela OMS – Organização Mundial da Saúde são muito piores. Estima-se que 5,4 milhões de pessoas morrem a cada ano e até 2030 o tabaco será responsável pela morte de 8 milhões de pessoas. Considerada uma droga poderosa, a nicotina demora apenas 7 segundos para atuar no sistema nervoso central, causando a dependência.

Fonte: Blog Wilson Novaes


Campanha promete combater vício de fumar e beber em uma semana



Organizada com cunho altruístico, uma campanha promete combater o vício causado pelo cigarro e
pela bebida alcoólica em uma semana. A atividade começa no dia 1º de setembro, às 19h, no auditório do Colégio Adventista, em Cascavel.
O coordenador da campanha é Alécio Espínola. Ele promove os cursos de recuperação há mais de 20 anos. Durante a semana de palestras e discussões, médicos, psicólogos, nutricionistas e terapeutas colaboram para estimular a desistência do vício.
“Nossa estratégia também é baseada na conversa. Sempre temos a colaboração de ex-fumantes que se curaram em outros cursos realizados e contam suas histórias. Tudo é compartilhado e um ajuda o outro”, diz Alécio, enquanto divulgava o trabalho no calçadão da Avenida Brasil, ontem pela manhã, com um caixão simbolizando uma possível consequência do vício.
A novidade é a inclusão do combate ao álcool. Antes, a campanha era exclusivamente dedicada ao fumo. Ela é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (45) 3223-0915

Fonte: O Paraná
Foto: Divulgação Alecio Espindola