terça-feira, 25 de junho de 2013

LEI ESTADUAL - DIA ESTADUAL DE COMBATE ÀS DROGAS

A Lei Estadual 16.825, sancionada pelo governador Beto Richa no dia 9 de junho de 2011, é uma ação do deputado Paranhos para fortalecer a luta contra as drogas

No dia 16 de maio, a Assembleia Legislativa aprovou  por 43 votos favoráveis, o projeto de lei 177/11, apresentado pelo deputado Paranhos, e que instituiu no Paraná o Dia Estadual de Combate às Drogas.

Pelo projeto, ficou instituído o dia 26 de junho como data oficial para realização de manifestações públicas e atividades organizadas pelo poder público ou entidades da sociedade civil organizada.

A Lei 16.825 foi sancionada pelo governador Beto Richa no dia 9 de junho de 2011.  


“A Lei Estadual é mais um passo para fortalecer a nossa luta. É uma forma de mostrar à sociedade que essa é uma luta de todos e não apenas do Estado” (Paranhos)

Para o deputado Paranhos, o combate às drogas é mais do que um compromisso, é uma MISSÃO.  Missão que começou ainda na adolescência, quando ao sair de casa, com 15 anos, prometeu de joelhos à sua mãe que jamais roubaria ou usaria drogas.

Em Cascavel, onde começou sua vida pública, Paranhos intensificou essa luta, criando o CARTÃO VERMELHO PARA AS DROGAS, com o objetivo de alertar as crianças e, fazendo analogia com o futebol, ensiná-las a dizer NÃO às drogas.

CARTÃO VERMELHO PARA AS DROGAS!
O futebol é uma paixão das crianças e desde cedo a brincadeira preferida dos garotos, seja na escola ou fora dela. E no futebol, o cartão vermelho representa um NÃO do juiz ao infrator. 
É expulsão do campo de jogo. “Essa é uma mensagem simples que as crianças entendem”, diz Paranhos.

A ideia do CARTÃO VERMELHO nasceu há mais de 15 anos e hoje se tornou uma bandeira de toda a sociedade. Mais do que nunca é preciso que as pessoas se unam em torno desse objetivo: de expulsar os traficantes e as drogas para longe das famílias.

Do Cartão Vermelho surgiram outras iniciativas, como a “Caminhada contra as Drogas” e o “Ser Feliz sem Drogas”, projetos que foram criados para continuar mobilizando a comunidade e agregando crianças, jovens e adolescentes nessa luta.


CAMINHADA CONTRA AS DROGAS

A Caminhada vai para o quinto ano consecutivo e a cada ano reúne mais pessoas. É mais uma ação do deputado Paranhos, em parceria com outras entidades e igrejas, para chamar a atenção da sociedade e despertar as pessoas para a necessidade de se mobilizar contra esse mal.

“A caminhada é uma demonstração de que não podemos ficar apenas no discurso, de que precisamos nos mobilizar, ir para a rua, chamar a atenção das pessoas para o perigo das drogas” (Paranhos)


SER FELIZ SEM DROGAS
O projeto “Ser Feliz sem Drogas” vai ao encontro das crianças nos bairros, levando diversão e a ideia de uma vida saudável.

O projeto leva aos bairros brincadeiras (cama elástica, piscina de bolinhas, palhaços) para as crianças e serviços para a comunidade, como orientação psicológica às famílias, aferição de pressão arterial, corte de cabelo, distribuição de material informativo e educativo sobre as drogas.  

Para cativar as crianças, o projeto distribui pipoca, algodão doce, refrigerante e sorvete ao longo de todo o dia. 


“Nesse projeto a ideia é ir aos bairros e reunir a família. Para as crianças mostramos que a vida é muito mais interessante e divertida com esporte, brincadeira e amigos. E aos adultos repassamos orientações importantes sobre como ajudar os filhos a evitarem as drogas” (Paranhos)

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cresce o uso de drogas ilícitas por adolescentes, aponta IBGE

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), em 2012, chegou a 9,9% a proporção de adolescentes que vivem nas capitais que já experimentaram drogas ilícitas
Cresceu o uso de drogas ilícitas por adolescentes de 2009 para 2012, sobretudo entre as meninas. É o que mostra pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (19). Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), em 2012, chegou a 9,9% a proporção de adolescentes que vivem nas capitais que já experimentaram drogas ilícitas, o que equivale a pouco mais de 312 mil jovens. Em 2009 quando foi feita a primeira pesquisa desse tipo, o porcentual foi de 8,7%.
Para garantir que o levantamento refletisse ao máximo a realidade, a pesquisa foi feita com entrega de equipamentos eletrônicos aos próprios adolescentes, que responderam com privacidade sobre hábitos e comportamento. Nas capitais, em 2009 6,9% das meninas disseram ter usado alguma droga, índice que subiu para 9,2% em 2012. O consumo entre os meninos ficou praticamente estável, oscilando de 10,6% para 10,7%. Em 2012 a pesquisa foi feita no País inteiro e o resultado foi de 7,3% de adolescentes com alguma experiência de uso de drogas. O levantamento anterior havia sido feito apenas nas capitais.
Foram entrevistados 109.104 alunos do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em todo País, a grande maioria (86%) com idades de 13 a 15 anos. Os resultados foram projetados para o universo de 3,1 milhões de adolescentes que estudam no 9º ano. Embora a proporção pareça pequena, os técnicos do IBGE se espantaram com a revelação de que 0,5% dos adolescentes usou crack no período de 30 dias que antecederam a pesquisa, pois, em números absolutos, são 15 mil estudantes no País inteiro que já experimentaram a droga, que tem o maior potencial de dependência.
No caso das drogas lícitas, nada menos que sete em cada dez adolescentes já experimentaram alguma bebida alcoólica, proporção que teve pequena redução em relação a 2009, passando de 71,4% para 70,5%. No entanto, 50,3% informaram já ter tomado pelo menos uma dose, o que equivale a, no mínimo, uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça ou uísque. Esta pergunta não foi feita em 2009.
Solidão e bullying - Embora a pesquisa não tenha investigado as razões que levaram os adolescentes ao uso de bebidas alcoólicas e drogas e os efeitos causados, 16,5% dos jovens entrevistados disseram terem se sentido sozinhos nos 12 meses que antecederam a pesquisa. O sentimento de solidão é muito maior entre as meninas (21,7%) que entre os meninos (10,7%). As meninas também são mais suscetíveis à insônia em decorrência de preocupações: 12,85% delas disseram já ter perdido o sono, enquanto entre os meninos são apenas 6,3%.
Um quinto (20,8%) dos adolescentes pratica bullying, também revela a pesquisa do IBGE. De outro lado, 35,4% disseram ter sofrido agressão, humilhação e hostilidade por parte dos colegas sendo que 7,2% disseram que a prática é frequente e 28,2% afirmaram que acontece raramente ou às vezes. Pela primeira vez os adolescentes foram questionados se participam de ataques aos colegas, por isso não há comparação com 2009.
Maior do que a proporção de adolescentes que sofrem bullying sempre ou quase sempre, no entanto, é a de jovens que são agredidos por adultos da própria família. Pouco mais de 10% dos entrevistados disseram terem sido agredidos nos 30 dias anteriores à pesquisa. As meninas são mais vulneráveis (11,5% delas sofreram agressões) que os meninos (9,6%).
Os dados também revelam que é crescente a proporção de adolescentes que se envolvem em brigas com armas brancas (passou de 6,1% para 7,3%) e com armas de fogo (de 4% em 2009 para 6 4%).
Trabalho
Embora o trabalho de crianças e adolescentes até 13 anos não seja permitido pela lei brasileira, 8,6% dos alunos do 9º ano no País trabalham, mostram os dados do IBGE. A região Sul tem a maior proporção, com 11,9% de estudantes trabalhadores. O menor índice está no Sudeste, com 7,5%. Além disso, os adolescentes brasileiros se alimentam mal, veem TV demais e se exercitam de menos, mostra a pesquisa do IBGE. Guloseimas como doces, balas e chocolates estão em terceiro lugar no consumo dos estudantes, atrás apenas do feijão e do leite e à frente de frutas e hortaliças.
Quatro em cada dez adolescentes comem guloseimas cinco dias ou mais por semana e apenas três em cada dez comem frutas com a mesma frequência. Os técnicos do IBGE se surpreenderam com a informação de que apenas 22,8% dos alunos das escolas públicas comem os alimentos oferecidos nas escolas, apesar de 98% terem acesso a refeições oferecidas pela rede de ensino.
Em relação aos exercícios físicos, apenas três em cada dez adolescentes são considerados ativos (fazem 300 minutos ou mais de exercício por semana, o que equivale a uma hora de atividade física, cinco dias por semana). Quase oito (78%) em cada dez adolescentes veem televisão durante pelo menos duas horas por dia, tempo considerado excessivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Sexo
A PeNSE mostra ainda uma ligeira queda entre os adolescentes que já tiveram relação sexual e um aumento do uso de preservativos. Em 2012, 28,7% dos adolescentes já tinham tido relação sexual, proporção um pouco inferior aos 30,5% de 2009. Dos que têm experiência sexual, 79,5% dos adolescentes usaram camisinha na última relação, índice maior que os 75,9% de 2008.

Fonte: Gazeta do Povo

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Polícia Federal apreende uma tonelada de maconha na BR 277

Um homem de 26 anos foi preso; Toda droga estava em um carro pequeno


A apreensão realizada pela Polícia Federal na madrugada desta quarta-feira (12) chama a atenção pela quantidade de drogas e também pelo meio de transporte utilizado pelos traficantes.

Uma tonelada de maconha que lotavam o automóvel Voyage de São José dos Pinhais. 

A ação ocorreu na madrugada de hoje na BR 277. Os agentes em patrulhamento tentaram abordagem do suspeito em Santa Tereza do Oeste, mas ele não obedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade. 

Já nas proximidades de Cascavel, jogou o veículo contra a equipe policial, perdeu o controle da direção batendo contra um barranco. O rapaz que transportava a droga tentou fugir correndo para um matagal, mas foi alcançado e preso. 

O detido de 26 anos disse à PF que toda a maconha seria entregue aqui em Cascavel e pelo transporte receberia R$ 1 mil. 

Fonte: CATVE )http://catve.tv/noticia/9/61606/policia-federal-apreende-uma-tonelada-de-maconha-na-br-277)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

"Traficantes não vão dormir", afirma sargento após apreensão de crack

A equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou a maior apreensão de crack da história do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária do Paraná na noite de segunda-feira (3). Ao falar sobre o caso, o sargento Fahur, da PM, não poupou palavras ao jornalista André Almenara, que o entrevistou.

"Jovens e crianças deixarão de usar esta porcaria e deixarão de praticar furtos para comprar esta porcaria. Traficantes não vão dormir e eu vou descansar feliz", enfatizou o sargento.

"Devia ter pena de morte para traficante. Eles são covardes e matam pessoas por causa de R$ 100 para dar exemplo. É um mercado covarde, porque eles não encaram a Polícia Militar? São covardes e vagabundos. Podem atirar em mim, porque serão mortos e presos depois. Não tenho medo, porque se tivesse não usava uma farda da PM", desafiou.

Fonte: http://catve.tv/noticia/9/61083/traficantes-nao-vao-dormir-afirma-sargento-apos-apreensao-de-crack