segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cascavel será a primeira do PR a implantar o Centro de Recuperação

A prefeitura de Cascavel e o Governo do Paraná firmam parceria para implantar um centro para tratamento de dependentes de álcool e drogas na cidade.

A clínica será instalada neste imóvel desapropriado no ano passado, o antigo seminário. A prefeitura de Cascavel já tinha a intenção de implantar o projeto para recuperar dependentes químicos no local.

Agora a parceria vai dar mais agilidade. O município cederá o espaço, o estado investimento de R$ 3 milhões para reforma e adequações do espaço, além de bancar o custo de cerca de R$ 800 mil por mês.

Com a instalação, Cascavel será a primeira cidade a receber o Cetrad (Centro de Tratamento de Dependentes de Álcool e Drogas) do Paraná.

Serão 110 vagas sendo que 40 para Cascavel e 70 para as cidades da região oeste e sudoeste.

Os CETRADs atendem a uma indicação do Deputado Paranhos que vem desde o inicio de seu mandato propondo ações de políticas de combate e prevenção ao uso de drogas, como a reativação do Fundo Estadual de Combate às Drogas e a Lei que cria o Dia Estadual de Combate às Drogas.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Adolescentes de Cascavel são apreendidos com droga em Foz

Eles estavam com duas malas de viagem carregadas com maconha.



Dois adolescentes moradores de Cascavel foram apreendidos na noite de ontem (17) em Foz do Iguaçu. Com eles, guardas municipais do Grupo Operacional de Trânsito encontraram 36,1 quilos de maconha.
Os guardas receberam denúncia pelo telefone 153 de que dois rapazes estavam em um ponto de ônibus, em frente à sede da Guarda Municipal, com duas malas de viagens em atitude suspeitas. Os agentes foram ao local e encontraram um adolescente de 15 anos e outro de 14 anos. Nas malas em que eles carregavam estava a droga.
Os dois foram encaminhados à Delegacia Especial do Adolescente. Na delegacia eles disseram que são de Cascavel e foram a Foz para buscar a maconha.
Fonte: CGN

segunda-feira, 9 de abril de 2012

PF apreende 12 mil pacotes de cigarros próximo a Toledo


Durante o feriadão, Policiais Federais da região de Cascavel apreenderam 12 mil pacotes de cigarros de origem estrangeira, próximo a Toledo. A mercadoria foi encontrada dentro de um caminhão. O condutor foi autuado em flagrante na Delegacia de Polícia Federal em Cascavel pelos crimes de contrabando. O motorista contou à PF que a carga estaria sendo levada para Cascavel e teria saído da beira do Lago de Iguaçu.

Fonte: Blog da Joice (http://www.blogdajoice.com/)

terça-feira, 3 de abril de 2012

Paraná avança na prevenção e combate às drogas

Governo coloca em prática indicação feita pelo deputado no início do mandato para avançar na prevenção, tratamento e recuperação de dependentes químicos.

Ao comentar as ações tomadas pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, na área de combate às drogas, o deputado Paranhos (PSC) disse que finalmente “o Paraná está avançando ao garantir políticas e recursos para a criação e desenvolvimento de projetos que permitam a prevenção e reabilitação dos dependentes, além da repressão ao tráfico, que deve ser cada vez mais dura e eficaz”.

O parlamentar elogiou a decisão do Governo do Estado de enviar à Assembleia Legislativa o anteprojeto de lei 087/2012, que altera a Lei 14.264, que institui o Fundo Estadual Antidrogas. Paranhos lembra que a indicação para a reativação do Fundo foi uma de suas primeiras iniciativas ao chegar ao parlamento estadual em 2011. “Sugerimos ao governo a reativação do fundo e apresentamos alternativas para captação de recursos financeiros, de forma a permitir que projetos possam ser desenvolvidos em todo o estado”, comentou. 

Segundo Paranhos, entre as propostas mais importantes do projeto está o “apoio a entidades legalmente constituídas que desenvolvam atividades de prevenção, redução de dano, tratamento, reabilitação e reinserção social de dependentes químicos”, assim como a “orientação e assistência especializada aos familiares”.  “O Paraná dispõe de uma grande rede de entidades, muitas ligadas às igrejas católica e evangélicas, que já realizam esse trabalho de forma reconhecidamente competente”, avaliou.


Foto: Deputado Paranhos e Secretária de Estado da Justiça Maria Tereza.