terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Campanha incentiva cultura da paz

Novas peças da campanha Paz Tem Voz mostram que a atitude contra a violência está nos pequenos gestos.


O novo material publicitário da campanha Paz Tem Voz, promovida pela Gazeta do Povo, RPC TV e Rádio 98FM, empresas do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), foi lançado no último domingo (26). Os anúncios, filmes e spots terão cinco diferentes abordagens de violência.

As primeiras peças que estão sendo veiculadas tratam da violência no trânsito e na escola, e levam o slogan “A paz no trânsito está na educação. Seja consciente.” e “A paz está no diálogo. Converse com seu filho.”, respectivamente.
A campanha, criada pela agência The Getz, reflete a proposta desta nova etapa que prossegue até meados deste ano. Com foco mais forte na cultura da paz, o objetivo é sensibilizar a sociedade para o problema da violência e mostrar à população que a mudança do cenário depende das atitudes de cada um.

Os filmes trazem um contador de história que relaciona algum fato da infância de um familiar que poderia ter um desfecho violento e trágico. Mas, o personagem entra em cena para mostrar que sua atitude fez a diferença. “A ideia é transmitir que as pessoas são responsáveis pelos seus atos e que sempre existem caminhos. Basta fazer a escolha mais sensata. Por isso, ações de incentivo à convivência, à gentileza e ao relacionamento em comunidade serão valorizadas nesta etapa”, destaca Milena Seabra, diretora de Marketing Corporativo do GRPCOM.
Dar voz à população 

A campanha contra a violência, chamada inicialmente de Paz Sem Voz é Medo, começou em julho do ano passado, com o foco foi na conscientização da sociedade a respeito do quadro negativo de violência que se estabeleceu no Paraná. Em janeiro deste ano a campanha evolui para Paz Tem Voz, com foco mais forte na cultura da paz.

Com apoio de campanha publicitária e de matérias jornalísticas exibidas nos veículos do GRPCOM, a campanha mostrou que o esforço para reverter o cenário de violência não poderia ser apenas responsabilidade do poder público. Toda sociedade deveria estar envolvida e que, dentro das possibilidades, cada um poderia fazer algo para melhorar a segurança de sua comunidade.

Nesse período, foram incentivadas a criação de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), a adoção de ações comunitárias e as denúncias de crimes, por meio de boletins eletrônicos. Além disso, o GRPCOM lançou o Mapa do Crime, uma ferramenta para aumentar a transparência sobre os números dos crimes no Paraná, inspirada nas plataformas como “Wikicrimes”, “New York City Homicides Map” e “Spotcrime”.

É um espaço para o cadastramento de casos de homicídio, agressão, furto, roubo e tráfico de drogas. O instrumento possibilita que o cidadão registre delitos de que é vítima ou testemunha. O Mapa do Crime ainda coloca à disposição dos paranaenses estatísticas oficiais e canal para denúncias.
Mobilização

O Fórum Unidos pela Paz, realizado em setembro, reuniu cerca de 100 pessoas, entre representantes de entidades públicas, privadas e da sociedade civil, para a discussão de propostas de melhoria da segurança no estado. Outra ação foi o Papo Universitário, evento promovido pela Gazeta do Povo, que contou com a presença de especialistas que falaram do direito ir e vir; de como retomar a vida depois de sofrer uma agressão; dos perigos que vão do mundo real ao virtual; e da violência quase invisível do bullying.

No final do ano passado, foi iniciado um trabalho mais focado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), bairro de Curitiba que concentra maior número de homicídios. Dentro do projeto, um grupo de jornalistas da Gazeta do Povo e da RPC TV realiza uma série de reportagens nas vilas Verde e Sabará, com o propósito de mostrar o efeito da violência na CIC e as dificuldades enfrentadas pelos moradores nas mais diversas áreas. A ideia é também divulgar e apoiar boas iniciativas já desenvolvidas na região.
Outra iniciativa são os cafés com a comunidade, onde os jornalistas reúnem-se com lideranças das vilas e com representantes de órgãos públicos para discutir problemas das vilas e buscar soluções.  A partir dessas ações, a Gazeta do Povo lançou o Blog das Vilas, que atende o Bolsão Sabará e a Vila Verde, trazendo assuntos como segurança, educação, saúde, eventos, dicas de cursos e empregos. O trabalho nas vilas já apresentou resultados concretos, como a redução no número de assaltos e a volta da Polícia Montada para a CIC.

Ações da campanha Paz Tem Voz têm ocorrido em diversas regiões do Paraná, como Londrina, Cascavel, Toledo, Cianorte, Irati e Paranavaí. São blitze nas ruas das cidades, em partidas de futebol e apoio a eventos e até carretas pela paz, como a realizada em Irati, no último dia 15.

Todas as iniciativas visam à conscientização e mudança de atitude pela paz. Como reconhecimento, a campanha Paz Tem Voz já recebeu o Prêmio Chico Mendes de Responsabilidade Sociombiental, que tem o objetivo de promover a cultura das boas ações e intenções, melhorando a qualidade de vida de todos.

Fonte: Portal da Propaganda

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Justiça do Paraná condena homens que vendiam drogas perto de escolas

Os dois devem cumprir seis anos e 27 dias de reclusão, além de pagar multa.
Eles vendiam crack perto de pelo menos três instituições no centro de Curitiba.


A Justiça do Paraná condenou dois homens pela prática de tráfico de drogas próximo a escolas da região central de Curitiba. Além do pagamento de multa, eles devem cumprir seis anos e 27 dias de reclusão, inicialmente em regime aberto.
Os condenados foram flagrados praticando o crime, com mais de 2 kg de crack, próximo ao terminal e ônibus do Guadalupe. De acordo com o Tribunal de Justiça, há pelo menos três instituições de ensino nas proximidades. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público (MP).
Antes do resultado final, os réus chegaram a apelar da sentença expedida pela 2ª Vara Criminal do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, alegando que as provas levantadas estavam baseadas apenas em depoimento dos policiais, e que não eram suficientes para a condenação.
O recurso de apelação foi negado pelo desembargador Marques Cury, que considerou que o MP conseguiu apresentar as provas. “No caso em apreço, o Ministério Público demonstrou a materialidade do crime a partir dos documentos mencionados na referida sentença condenatória, bem como, a autoria...”, justificou.

Fonte: G1.com.br

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Operação conjunta tira 11 suspeitos de tráfico das ruas do Litoral do PR

Dez adultos presos e um adolescente apreendido durante a Operação


Uma operação contra o tráfi co de drogas no Litoral desencadeada na última quinta-feira (9) pela Divisão Policial do Interior da Polícia Civil resultou na prisão de 10 adultos suspeitos, sete homens e três mulheres, e na apreensão de um adolescente, de 16 anos. Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão em Mati nhos, Paranaguá e Pontal do Paraná. 



A ação foi liderada pelo delegado Miguel Stadler, da 1ª Subdivisão Policial, de Paranaguá, e envolveu 150 policiais, entre militares e civis, incluindo a Divisão Estadual Foto - Orlando Kissner/AEN de Narcóti cos (Denarc), o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e o Táti co Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre). Denúncias Foram apreendidas R$ 3.574 em notas pequenas e moedas; um automóvel Chevrolet Meriva, com placas de São Paulo; uma motocicleta; maconha, cocaína e crack; além de munições para armas de calibre 38 e aparelhos de telefone celular. 

Os presos foram autuados em flagrante por tráfi co de drogas e estão à disposição da Justi ça. “Apesar de termos en- contrado pequenas quanti dades de drogas, em todos os casos a situação está bem caracterizada como tráfi co, devido à existência de papelotes de droga, dinheiro em notas pequenas e moedas. Todas as buscas foram feitas com base em investi gações e denúncias que chegam à polícia pelo telefone 181”, explicou o delegado Stadler. 

Em Paranaguá, por exemplo, após investi gações de denúncias, ficou constatado que o proprietário de um bar vendia drogas, que eram consumidas pelos clientes no banheiro do estabelecimento. No local foram encontradas embalagens de buchas de cocaína ou de pedras de crack e droga não consumida. Esta é a segunda operação conjunta promovida pela polícia na região desde dezembro. 

A primeira ocorreu pouco antes do Natal. De acordo com o delegado Miguel Stadler, graças a um conjunto de ações adotadas desde o ano passado, a região da 1.ª Subdivisão Policial, que reúne 15 municípios, incluindo Paranaguá, apresentou a maior queda no número de homicídios em todo o Paraná. 

Foram 102 crimes registrados na região em 2010, contra apenas 37 no ano passado — 63,7% a menos. “O combate ao tráfi co de drogas, especialmente, reduz boa parte dos crimes contra o patrimônio e os homicídios na região”, afirmou Stadler. “Para ati ngir esse objeti vo, recebemos melhorias na estrutura e mais policiais. 

Em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, a Secretaria da Justi ça reti rou todos os presos das cadeias e delegacias do litoral. Com isso, aumentou o tempo disponível dos policiais para fazer investi gações, exercendo sua real função.”


Fonte: Jornal de Colombo