terça-feira, 30 de março de 2010

Cocaína ganha status popular

Droga passou a ser encontrada mais facilmente, invadiu os lares, destruiu famílias. Pais têm dificuldades de enxergar os filhos como usuários

Um perigo em forma de pó. Que provoca "barato" ao ser inalado. Tem multiplicada sua potência se aplicado na veia. A cocaína deixou de ser apenas a "estrela" das festas particulares dos mais ricos. Migrou também para as ruas, academias, boates e litorais badalados. Está mais próxima do que se imagina, infiltrada nas redes familiares e de amigos, até entre os mais insuspeitos. No começo da década, a matemática da cocaína começou a ser desenhada no estado: aumentou a oferta da droga, diminuiu o seu custo e mais pessoas passaram a comprar para consumir. Uma equação arriscada, principalmente para quem ainda é muito jovem. Pior ainda quando os pais não possuem informação suficiente sobre o assunto.

No último final de semana, um encontro entre cinco jovens, três deles universitários, para usar cocaína dentro de um motel em Olinda terminou na morte de um deles, Ionara Félix da Silva, 22 anos. A Polícia Civil ainda está investigando o caso e, segundoinformações do próprio grupo, os pais não sabiam que eles usavam drogas. "Os pais que têm filhos jovens e não acompanham o que os jovens fazem estão sendo negligentes. Os pais que acreditam que o filho não mente, sem checar, correm o risco de ser enganados", raciocina o psiquiatra Içami Tiba, com 38 anos de experiência na área e com 20 obras publicadas sobre educação e drogas.
 Em doses baixas, diminui a ansiedade e aumenta a euforia, hiperatividade, desinibição, autoestima e estimulação sexual

Com o aumento do uso, pode surgir disforia (pertubação da euforia), diminuição do juízo crítico, ideias de grandeza, impulsividade, hipersexualidade, excitação psicomotora, anorexia, diminuição da necessidade de dormir, ataques de pânico e quadros psicóticos maníacos. Após vários dias seguidos usando a droga, a pessoa apresenta movimentos descoordenados, ranger dos dentes e da mandíbula (bruxismo), insônia, perda do impulso sexual, perda dos cuidados pessoais, ideias delirantes de perseguição, alucinações visuais e auditivas, além de convulsões, arritmia cardíaca, parada respiratória e pode chegar à morte

segunda-feira, 29 de março de 2010

Cocaína: Um "Veneno" Para o Cérebro

O principal efeito e motivação provocados pelo uso da cocaína nas doses habitualmente empregadas são a euforia, o estado de bem estar, elevação do humor e aumento da auto-estima. Os tímidos tornam-se mais sociáveis e aumentam a vontade de falar, ainda que o diálogo seja vazio. É muito difícil uma pessoa conseguir de forma intensa, todas essas sensações pelas próprias forças. Por outro lado, é um tanto suspeita a vontade de obtê-las. Hoje em dia qualquer pessoa que conheça em teoria os efeitos da cocaína conhece também seus malefícios e quem quer que seja, para aceitar seu uso provavelmente está passando por alguma fase ou experiência ruim. Uma pessoa que esteja pensando em consumir a cocaína pela primeira vez deve consultar antes um psicólogo ou um psiquiatra. Muitas vezes essas pessoas estão na verdade entrando em depressão ou não estão conseguindo sozinhas encontrar saída para as próprias dificuldades. Se houver um quadro incipiente de depressão é indicado um tratamento específico. Se houver problemas normais embora difíceis é melhor buscar ajuda para resolvê-los porque do contrário passará a existir uma tendência a procurar a cocaína todas as vezes que houver problemas. 


Mas não são só de boas sensações que cercam a mente de uma pessoa após o uso de cocaína. A desconfiança, paranóia, irritabilidade etc, são sentimentos constantes também. 


E o pior efeito no cérebro, além desses insanos mencionados, são os prejudiciais a saúde mental permanente, não só durando enquanto o efeito da droga estiver ativo, mas para o resto da vida, ainda que a mesma seja encurtada pelo uso da cocaína. É a droga, junto ao crack, que mais rapidamente devasta o usuário. Basta alguns meses ou mesmo semanas para que ela cause um emagrecimento profundo, insônia, sangramento do nariz e corisa persistente, lesão da mucosa nasal e tecidos nasais, podendo inclusive causar perfuração do septo. Doses elevadas consumidas regularmente também causam palidez, suor frio, desmaios, convulsões e parada respiratória. No cérebro, a cocaína afeta especialmente as áreas motoras, produzindo agitação intensa. A ação da cocaína no corpo é poderosa porém breve, durando cerca de meia hora, já que a droga é rapidamente metabolizada pelo organismo.
Interagindo com os neurotransmissores, tornam inexatas as mensagens entre os neurônios, isso significa parcialidade de precisão das informações recebidas pelo cérebro, até mesmo significando retardo e invalidez gradual do cérebro.


Dê um cartão vermelho para a cocaína. Ela é sorrateira, aparentemente uma droga que pode ser bem aceita na elite da sociedade, e por isso engana a quem usa, dando impressão que é uma droga leve, de baixo poder de vício. Ao ver alguém oferecer, ou se souber de alguém que trafica, denuncie - (45) 3224-5152 - número da polícia federal de Cascavel ou o Disque Denúnicia 181. 

sábado, 27 de março de 2010

Crack: a Mais Devastadora das Drogas

O crack leva 15 segundos para chegar ao cérebro e já começa a produzir seus efeitos: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço. Mas, se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com uma pedra de crack, os sintomas da síndrome de abstinência também não demoram a chegar.  Em 15 minutos, surge de novo a necessidade de inalar a fumaça de outra pedra, caso contrário chegarão inevitavelmente o desgaste físico, a prostração e a depressão profunda. 

O crack é uma droga mais forte que as outras.
As pessoas que o experimentam sentem uma compulsão ( desejo incontrolável) de usá-lo de novo, estabelecendo rapidamente uma dependência física, pois querem manter o organismo em ritmo acelerado. As estatísticas do Denarc ( Departamento Estadual de Investigação sobre Narcóticos) indicam que, em Janeiro de 1992, dos 41 usuários que procuraram ajuda no Denarc, 10% usavam crack e, em Fevereiro desse mesmo ano, dos 147 usuários, já eram 20%. Esses usuários, em sua maioria, têm entre 15 e 25 anos de idade e vêm tanto de bairros pobres da periferia como de ricas mansões de bairros nobres.
Como o crack é uma das drogas de mais altos poderes viciantes, a pessoa, só de experimentar, pode tornar-se um viciado. Ele não é, porém, das primeiras drogas que alguém experimenta. De um modo geral, o seu usuário já usa outras, principalmente cocaína, e passa a utilizar o crack por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por falta de dinheiro, já que ele é bem mais barato por grama do que a cocaína. Todavia, como o efeito do crack passa muito depressa, e o sofrimento por sua ausência no corpo vem em 15 minutos, o usuário   usa-o em maior quantidade, fazendo gastos ainda maiores do que já vinha fazendo. Para conseguir, então, sustentar esse vício, as pessoas começam a usar qualquer método para comprá-lo. Submetidas às pressões do traficante e do próprio vício, já não dispõem de tempo para ganhar dinheiro honestamente; partem, portanto, para a ilegalidade: tráfico de drogas, aliciamento de novas pessoas para a droga, roubos, assaltos, etc.

Essa droga devasta não apenas o corpo e saúde mental do usuário. Destróe qualquer tipo de sentimento, e destróe também os princípios morais, que são construídos durante uma vida inteira, é trocado pelo uso da droga. Enquanto os usuários e as famílias sofrem, os traficantes e os grandes "empresários" das drogas só vão ficando cada vez mais ricos, ajudando além do próprio tráfico de drogas, o tráfico de armas e vários outros crimes diretamente ligados.  É preciso acabar com isso. Ligue , denuncie! Ao ver movimentação estranha em seu bairro, ou até mesmo se tiver informações, ligue para a PF de Cascavel - (45) 3224-5152 , ou para no disque denúncia - 181 . Sua identidade será mantida em absoluto sigilo. O poder de dar um CARTÃO VERMELHO PARA AS DROGAS pode estar em suas mãos.

sexta-feira, 26 de março de 2010

O Melhor Remédio Contra as Drogas

Os princípios de uma pessoa são formados em casa embasados nos conceitos da família. Se um jovem não tem apoio ou até mesmo não conversa com seus pais, fica difícil formar um caráter firme, o que facilitaria ao jovem dizer não à milhões de coisas que infelizmente são negativas , mas são vistas com bons olhos pelos desajuizados ou até mesmo desorientados , que fazem o que querem , na hora que querem. Uma dessas "tentações" que hoje é acessível à qualquer um que procure, são as drogas.
Para que um jovem não recorra a tantos desses meios de "distração destrutiva", é necessário evitar as más companhias ou evitar lugares onde faça uso de drogas. Mas não apenas isso, o mais importante está em fazer com que ele não queira esse tipo de amizade , ou querer frequentar esse tipo de lugar, e principalmente, nunca querer usar drogas. Não há armadura mais forte contra o uso de drogas que a própria consciência que aquilo só faz mal ao seu corpo, saúde , bem estar social.

Converse com seus filhos, tenha uma relação mais próxima. Não podemos controlar a personalidade de uma pessoa, afinal cada um nasce com uma peculiar, única, mas podemos moldelar o caráter e a conduta de nossos filhos. A melhor saída do mundo das drogas é não procurar a entrada.

ONU Quer Parceria Com o Brasil Para Melhorar Tratamento de Usuários de Drogas

A missão internacional tem o objetivo de discutir um programa global conjunto voltado para a promoção do acesso ao tratamento e a assistência integral e humanizada para usuários de álcool e outras drogas.

De acordo com o representante do Escritório Regional do Unodc
(United Nations Office on Drugs and Crime) do Brasil, Bo Mathiesen, o debate precisa envolver a atenção integral ao usuário de drogas, por meio do respeito aos direitos humanos.

“Trata-se da ampliação da perspectiva de futuro dessas pessoas, que têm uma doença tratável, mas que, muitas vezes, são marginalizadas. É preciso que governos, organismos internacionais e sociedade civil atuem em conjunto”, afirmou. Mathiesen destacou desafios a serem considerados no cenário brasileiro, como o fato de o país fazer fronteira com três grandes produtores de cocaína – a Colômbia, o Peru e a Bolívia.

Para o representante do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, a cooperação internacional é fundamental, porque significa a união de esforços em busca de medidas para diminuir, por exemplo, o consumo de crack no país.

“Alcançamos um patamar razoável de assistência à saúde [dos usuários de drogas], mas sempre desejamos mais”, acrescentou.

O representante da Assessoria Internacional do ministério, Eduardo Botelho Barbosa, considera o tema “um verdadeiro desafio civilizatório” e destacou que é preciso ter consciência de que se trata de um problema de saúde pública global.

O Brasil tem tido grande avanço na assistência e reciclagem de ex-viciados, mas é preciso acabar com os traficantes. Essas pessoas que destróem famílias e dizimam jovens em recorrência do vício. É fácil e seguro fazer sua parte. Denuncie - (45) 3224-5152 - é o número da polícia federal de Cascavel , além do 181 - disque denúncia . Sua identidade é preservada e vocêse torna peça essencial para uma sociedade mais limpa e digna, dando um cartão vermelho para as drogas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Impunidade e tragédias de motoristas alcoolizados


Na medida em que os acidentes de trânsito provocados por motoristas embriagados pelo álcool vão capitalizando vítimas, é possível recorrentemente voltar as causas destas mortes nas ruas e nas estradas brasileiras. Com base em dois graves e lamentáveis acidentes a revista Veja publicou uma reportagem que é um verdadeiro libelo contra a imprudência de dirigir veículo automotor sob efeito etílico das bebidas alcoólicas.

Um deles é particularmente brutal: um motorista que passara a tarde bebendo numa churrascaria, tomou a rodovia Raposo Tavares, em São Paulo, dirigiu cerca de vinte quilômetros na pista da contra-mão em alta velocidade, e acabou se chocando de frente com um carro que trafegava regularmente na direção contrária. Um casal morreu instantaneamente com a explosão do carro.

Tem também um caso que seria pitoresco se não fosse tão lamentavelmente trágico. Depois de ingerir o equivalente a sete latas de cerveja um serralheiro resolveu dirigir o carro sem nenhuma condição para tal e perdeu a direção do veículo que subiu a calçada de uma praça e atropelou um homem e seu filho de oito meses. O fato ocorreu em Carapicuíba na região metropolitana da capital paulista. O bebê ainda foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos resultantes do atropelamento e veio a falecer. O motorista embriagado é contumaz infrator, pois anteriormente, tinha sido flagrado cinco vezes dirigindo embriagado e sem carteira de habilitação, mas, impunemente, foi deixado a voltar a praticar infração ainda mais grave com a morte de uma criança de tenra idade.

Alguma coisa está errada na nossa legislação de trânsito para permitir tanta impunidade e tanto estímulo à violação da lei. Um dos mais graves erros é permitir que o motorista flagrado sob suspeita de alcoolemia possa se recusar a fazer o teste do bafômetro sob o pressuposto de que o indivíduo pode se recusar a produzir prova contra si mesmo. Tamanho absurdo não considera que o teste do bafômetro não é contra o motorista bêbado, mas a seu favor. Afinal, verificando-se que ele não tem condições de dirigir o veículo pelo teste do etilômetro, o impedir dele continuar dirigindo é uma ação a seu favor, e não contra ele.

Mas o pior dos erros é a permissividade da propaganda irrefreada de bebidas alcoólicas, um abuso para o qual não se toma providências. Na televisão, nas rádios, não há limites para a publicidade de cerveja que patrocina, inclusive, programação destinada ao público jovem como a esportiva.

Tudo isto faz com que o consumo de bebidas alcoólicas seja permissivo, tolerado, incontido. E o número das vítimas do alcoolismo e de motoristas alcoolizados continuará crescendo. Até parece que existe uma mancomunação entre a indústria cervejeira e a mídia que fatura com tão deletéria publicidade. Afinal, sem que haja providências para por regras minimamente aceitáveis da publicidade de cerveja, estaremos menoscabando o valor de tantas vidas ceifadas inutilmente nas ruas e nas estradas devido o abusivo consumo de bebidas alcoólicas.


Bebida alcoólica é uma espécie de porta de entrada rápida para o mundo das drogas, e é uma das drogas que mais destróem famílias, devido a sua grande acessibilidade e aceitação por parte de grande parte da sociedade. O slogan "beba com moderação" que empresas do ramo são obrigadas a dizer em seus atrativos comerciais, já não tem muito sentido de tanto que é repetido. Então beba com muita moderação, dê um CARTÃO VERMELHO AO ALCOOLISMO, esse mal que destróe famílias.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Crack Sai das Periferias e Alastra-se Até Grandes Centros


Carla Ferreira Paz, faxineira que reside e trabalha em Foz do Iguaçu, resolveu prender o filho para que ele não saísse de casa atrás de crack. Ela responde agora a processo por maus-tratos, mas já avisou que, se for preciso, vai voltar a acorrentar o garoto. "Não quero vê-lo morrer por causa de droga."

Histórias de vício como a do menino de de Foz se alastram pelo país. O crack já assola todas as faixas etárias, todas as classes sociais, e não está mais restrito às grandes capitais.
  
O consumo se disseminou a tal ponto que o presidente Lula veio a público externar sua preocupação. Ele determinou a criação de um seminário nacional que discuta a questão do crack e seus efeitos nocivos na juventude brasileira. "Eu nunca vi tanta gente se queixando dos efeitos do crack como tenho visto atualmente quando converso com os prefeitos", disse Lula, em entrevista recente. Para isso, Paranhos propõe à Lula e a Dilma Roussef projeto Nacional Anti-drogas - LEIA.

Em encontro com o presidente e a candidata a presidência da república nestas eleições, Paranhos apresentou projeto antidrogas, já aproveitando a preocupação do presidente com o assunto. A proposta foi muito bem aceita e pretende-se implantá-la no plano de governo da presidenciável Dilma Roussef, caso seja eleita. Este projeto será apresentado também a todos os candidatos.
Se implantado no plano de governo, o projeto será realmente um CARTÃO VERMELHO PARA AS DROGAS!

O crack se alastra porque é uma droga barata e mais viciante (e devastadora) que as outras. Drogas como maconha, cocaína e LSD foram ícones de uma época - chegaram às ruas quase como um passaporte de entrada obrigatório para certos círculos sociais, principalmente nos anos 70 (maconha) e 80 (cocaína). Já o crack era visto com desdenho até mesmo por parte de usuários de outras drogas.

O crack nasceu nos bairros periféricos americanos e se alastrou pelo mundo, principalmente nas grandes cidades. Mas hoje já há relatos de grupos de viciados até em plantações de cana no Brasil. No Rio, os próprios traficantes coibiam a disseminação do crack devido ao seu enorme potencial viciante - havia o risco de os "funcionários" do tráfico ficarem "inúteis" depois de consumirem o crack e, por ser uma droga mais barata, o foco das vendas sempre foi a maconha e a cocaína.

terça-feira, 23 de março de 2010

Uma droga que não tem nada de santa

O assassinato do cartunista Glauco Vilas Boas, de 53 anos, e de seu filho Raoni Ornellas Vilas Boas, de 25, por Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, de 24, no dia 12 de março, pôs na berlinda o uso de uma bebida alucinógena, chamada de Santo Daime, usada em rituais que misturam elementos cristãos e pagãos, e que é tomada regularmente por milhares de pessoas no país. Carlos, que apresentava sintomas de esquizofrenia, tomava a bebida regularmente há três anos, justamente na igreja criada pelo cartunista, a Céu de Maria, que funcionava em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. No dia do assassinato, se dizia a reencarnação de Jesus Cristo.

O Rio de Janeiro, que se tornou um dos principais pólos do consumo da bebida em todo o país, conheceu a doutrina do Daime em 1982, através do psicólogo Paulo Roberto Silva e Souza. Aproximadamente 200 pessoas frequentam periodicamente os encontros da Igreja Ceú do Mar, localizada em São Conrado (Zona Sul). Somente na comunidade da igreja no Orkut (site de relacionamentos) existem aproximadamente 1.500 membros.

Um soldado da Marinha brasileira, de 25 anos, que preferiu não se identificar por temer sofrer retaliações, mesmo considerando a instituição liberal, contou como foi apresentado ao Daime. De acordo com o militar, que afirmou jamais ter consumido algum tipo de droga, aos cinco anos de idade sua mãe o levou a um culto e ele bebeu o chá de Santo Daime.

– Desde novo, essa é minha válvula de escape. Jamais apresentei algum tipo de sintoma ou problema. Já vi muita gente que foi livrada de vícios pelo Daime, deixando de beber e até cheirar cocaína – disse ele, que acredita que o chá de Santo Daime não teve nenhuma influência no assassinato de Glauco, apesar de ter confessado ficar nervoso e tenso após mais de três semanas sem tomar a bebida.

O dono de uma loja, que frequenta cultos do Santo Daime na Flor da Montanha, em Friburgo, Região Serrana do estado, esclareceu que a ingestão da bebida é uma forma de atingir “níveis mais altos de reflexão”.

– Sob efeito do chá, penso em coisas que jamais passariam pela minha cabeça. É uma forma de refletir sobre meus atos e agradecer pela minha vida – divagou.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Alerta aos Pais! Narguilé Vicia e é Altamente Cancerígeno.

O Narguilé é um tradicional cachimbo d’água para fumar, que tem sua origem de países do oriente, como Índia e China. Ele, que é usado há milênios nos países do ocidente, agora é “mania” entre as pessoas, principalmente os jovens, aqui no Brasil.

Os pais devem estar em alerta, pois muitos acreditam que por conter água e um fumo “perfumado”, o narguilé pode ser inofensivo para seus filhos. Contudo, segundo a OMS (Organização Nacional da Saúde) o consumo do Arguile durante 20 minutos a 1 hora pode ser equivalente a inalação de 100 a 200 cigarros. Além disso, com a presença de água, a aspiração de fumaça é maior chegando a quase 10 litros de fumaça consumida e, conseqüentemente, maior quantidade de toxinas. Ainda, segundo os médicos, após 50 tragadas, é possível viciar-se no narguile.

O 
Narguilé. Foto:DivulgaçãoO usuário do narguilé não consome apenas nicotina. Outras substâncias tóxicas também são ingeridas, pois, devido à queima do carvão, elementos como hidrocarbonetos, nitrosaninas e metais pesados são elevadamente cancerígenos. Além do câncer, doenças cardíacas, tuberculose e hepatites podem ser agravadas com o uso constante do narguile.


Doenças infecciosas, como a herpes, podem perigosamente ser mais transmitidas pelo uso do narguilé, que do cigarro, pois ele é usado por mais de uma pessoa, sem a esterilização devida da mangueira.

Muitos dos usuários de narguile crêem que ao não ser tragado a fumaça do arguile, os malefícios a saúde serão reduzidos. Porém, segundo Jairo Sponholz, médico pneumologista do Hospital das Clínicas, a nicotina não precisa ser tragada para ser absorvida, pois essa absorção é feita pela mucosa oral; e as pessoas que estão próximo da fumaça do narguile, mesmo sem consumir se tornam fumantes passivos e correm riscos também.

Os males do narguilé são evidentes, mas a única forma de minimizar esses malefícios é evitando o seu uso e a aspiração da sua fumaça. E lembrando aos pais, que o uso do Narguilé é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.
 

sábado, 20 de março de 2010

Operação Prende 10 Traficantes Devido a Denuncia


"Ajuda da população é imprescindível"
A unidade de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Paraná, promoveu nesta sexta-feira (19), uma operação integrada para desmobilizar uma quadrilha de traficantes que agia na distribuição de drogas da região da fronteira para o interior do Paraná e de São Paulo.
O delegado do GAECO-Foz, Alexandre Rorato Maciel, (FOTO) explica que o trabalho é resultado de uma investigação iniciada em abril do ano passado, que desde então já levou à proposição de denúncia criminal contra 22 pessoas, 30 prisões e na apreensão de uma quantia significativa de crack, maconha e cocaína, bem como de armamento pesado - inclusive de parte do lote de armas furtado do Fórum de Pindamonhangaba em 2009.Durante a ação, batizada Operação Torre, foram cumpridos 10 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão nas cidades de Foz do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Ponta Grossa, Marechal Cândido Rondon e São Miguel do Iguaçu.


De acordo com Maciel, "é fundamental a “participação da população denunciando os traficantes de drogas para que o Estado possa aumentar o número de prisões e apreensões no Paraná”.
Segundo ele, todas as ligações recebidas são registradas sem que o denunciante seja identificado e as informações repassadas são verificadas. “Hoje, podemos dizer que a comunidade retirou vários suspeitos de circulação e evitou que inúmeras pessoas fossem prejudicadas pela droga”, comenta.
É imprescindível a nossa ajuda, é enorme a nossa força. Podemos eliminar em diversas partes esse mal que assola milhares de pessoas e faz mal a tantas famílias. Dê um cartão vermelho para as drogas você também! DENUNCIE ! (45) 3224-5152 - é o número da Polícia Federal de Cascavel. O disque denúncia - Narcotráfico é 181 - Não deixe de denunciar, sua ajuda com um pequeno gesto faz grandes mudanças!

sexta-feira, 19 de março de 2010

A Cada 5,84 Segundos, Uma Pessoa Morre no Mundo Pelo Tabagismo



   RELÓGIO REGISTRA VÍTIMAS DO TABAGISMO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) junto com várias ONGs inauguraram no Centro Internacional de Conferências de Genebra o "relógio da morte", que registra o número de pessoas que morrem pelo consumo de tabaco. Se estima que a cada 5,84 segundos, uma pessoa morra no mundo por causa do tabagismo.

Durante esta semana, um grupo de ONGs vai discutir em Genebra um Protocolo Final Contra o Tráfico de Produtos de Tabaco, que deve complementar a Convenção Internacional Contra o Tabaco que entrou em vigor há cinco anos.
Fonte:De Agencia EFE/UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas

quarta-feira, 17 de março de 2010

Consumo moderado e diário de álcool já é problema de alcoolismo?

Os alcoolistas constituem uma população bastante heterogênea. Além disso, o curso da dependência química é variável. Como tenho reiterado, todos os diagnósticos de quaisquer doenças devem ser realizados por médicos ao vivo e em cores.

Logo, se você estiver preocupado com o seu padrão de consumo de bebidas, bem como seus familiares têm manifestado essa preocupação, creio que esteja na hora de rever seus hábitos e procurar auxílio de um especialista.

Sintomas de alcoolismo

De uma forma geral, a Síndrome de Dependência de Álcool é caracterizada por:

- Consumo recorrente e intenso da substância;

- Perda do controle diante da bebida;

- Evidência de tolerância: uso de doses cada vez maiores para obter os mesmos efeitos anteriores, quando doses menores eram ingeridas;

- Síndrome de abstinência: sintomas físicos e psíquicos advindos da parada ou redução abruptas do consumo;

- Vários prejuízos sociais, familiares, escolares, laborais advindos desse uso, abandono de outras atividades prazerosas para se consumir a substância, manutenção do consumo de bebidas apesar das conseqüências amplamente nocivas.

De qualquer maneira, embora episódios relativamente curtos e circunscritos de consumo excessivo de bebidas possam ocorrer em diferentes quadros de alcoolismo, o curso da dependência é crônico, durando anos, com períodos de exacerbação e de remissão parcial ou completa do consumo excessivo.

Problemas relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas não apenas incluem os relacionados com a dependência de álcool. Existem outros, como o abuso ou uso nocivo, no qual o bebedor pode apresentar problemas sociais, laborais, legais devido ao consumo de bebidas, bem como demonstrar padrão de consumo frequente, sem preencher critérios para síndrome de dependência. De fato, entre o uso regular de bebidas, até o abuso de bebidas e a síndrome de dependência, existe um “continuum” que precisa ser avaliado adequadamente.

Não é a quantidade ingerida de bebidas alcoólicas que determina o diagnóstico de abuso ou dependência química de álcool, mas sim o comportamento do bebedor em relação a esse consumo, bem como suas manifestações físicas e psicológicas em relação a ele.

terça-feira, 16 de março de 2010

Crack prejudica desenvolvimento de crianças

O crack é a droga mais agressiva que existe hoje no Brasil. A afirmação é baseada nos efeitos que o consumo da droga causa no corpo do usuário. A psiquiatra Débora Ribas D'Ávila, a droga é muito quente e, à medida que é consumido, queima os dedos, a boca e o pulmão.
Durante vários dias, a reportagem da EPTV acompanhou o comportamento de jovens e adolescentes que consomem crack no centro de Campinas. Em uma imagem gravada, um menino sentado em uma praça fuma a pedra e em segundos começa a se agitar. Depois que o crack é queimado, a fumaça da cocaína presente na droga passa pelo pulmão, cai na circulação e atinge o sistema nervoso central. No cérebro, aumenta a quantidade da sustância dopamina, que dá uma sensação maior de euforia e poder. A coordenação motora diminui e altera os sentidos da audição, do paladar e do olfato.
De acordo com os médicos, esse caminho que o crack percorre no organismo ocorre em apenas dez segundos. Além de afetar os sentidos, o crack provoca uma sensação de prazer que não é comparada a nenhuma outra atividade, inclusive o sexo e por isso a dependência pode ocorrer na primeira vez, quando a pessoa experimenta a droga.
Uma vez ingerido, o crack já pode provocar vários problemas de saúde, explica a psiquiatra. A especialista diz ainda que no caso das crianças, as consequências podem ser irreversíveis, que que prejudica o desenvolvimento cerebral.
No caso de mulheres grávidas, o efeito não atinge apenas a mãe, explica a médica. A criança já nasce dependente, com dificuldades para mamar, além de ter irritação de humor e problemas durante o crescimento.
Mas apesar da agressividade do crack, a psiquiatra reforça que o tratamento é possível, dependendo somente da intenção da pessoa de se recuperar.
j

segunda-feira, 15 de março de 2010

Paranhos propõe à Lula e a Dilma Roussef projeto Nacional Anti-drogas

Proposta será apresentada a todos os candidatos ao governo do Estado do Paraná 

Cascavel - Leonaldo Paranhos, presidente do Partido Social Cristão (PSC) de Cascavel manteve audiência com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e com a ministra Dilma Roussef, virtual candidata do Partido dos Trabalhadores à presidência da República. Foi no último sábado em Londrina, onde o  Presidente República  cumpriu agenda de visita ao complexo da central de atendimento da Dedic GPTI- empresa do grupo Portugal Telecom focada em serviços de call Center.
Durante o encontro, Paranhos, que é ativista na luta contra as drogas e mantém um conhecido blog específico sobre o tema, pediu ao presidente apoio ao seu projeto, em elaboração para elaboração de uma Política Nacional de Combate às drogas.
Ao presidente Lula e a ministra Dilma,Paranhos explicou que as vertentes do programa idealizado   por ele são três,a Orientação; ( palestras, cursos, informação direcionada ao público jovem, em escolas, cursinhos e faculdades), Recuperação;com a implantação de clínicas  em pólos regionais cujo direcionamento seriam a formação espiritual e terapias ocupacionais e profissionalizantes e a Repressão ou Denúncia; através da formação de tropas de elite  direcionadas específicamente ao combate aos traficantes.
FUNDO
Para dotar de estrutura o Programa Nacional de Combate às Drogas, Paranhos expôs ao presidente Lula a necessidade da criação  do Fundo Nacional de Combate as drogas, canalizando parte dos impostos recolhidos de produtos como cigarros, bebidas e do setor de entretenimento  como boates e danceterias.
“Estudos indicam que 85 a 88% dos usuários de crack e cocaína entraram no vício pelo álcool e pelo cigarro”-  explica Paranhos, “ portanto as indústrias deste setores em que cumprir também sua responsabilidade social”.

O Projeto em elaboração por Leonaldo Paranhos, que é empresário do ramo da comunicação e já foi vereador e vice-prefeito de Cascavel, está sob o comando do coronel aposentado, Antonio Amauri Ferreira de Lima.
Após longa conversa, Paranhos ouviu de Lula  e Dilma a promessa de que seu projeto será incorporado ao Plano de Governo a ser apresentado à população  já durante a campanha eleitoral de 2010.
Satisfeito com a recepção do presidente  Lula e da ministra Dilma  ao seu projeto, Paranhos diz que pretende obter a adesão ao seu projeto anti-drogas de  cada candidato ao governo do Paraná.
“O vício da juventude, principalmente  do craque, tornou-se uma epidemia, portanto , um drama que está destruindo famílias e que deve ser tratado como um problema de saúde pública”- defende Paranhos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Destruição Familiar

Há um ano, desde que os meninos começaram a consumir crack, a rotina de Lucineide tem sido procurar os filhos. “Quando não estão presos, estão roubando para manter o vício. O crack é uma desgraça para a família”, disse, em meio a lágrimas. Aos 16 anos, o mais velho ainda lembra a primeira vez que experimentou a droga. Ele conta que estava “de rolé” na Praça da Bandeira, quando um colega ofereceu a pedra para fumar. Nunca mais largou o vício. “Quanto mais fumo mais sinto vontade de fumar, por isso roubo pra comprar crack”, revelou.

Foi através dele que o irmão mais novo conheceu a droga. Os dois juntos saem para cometer pequenos assaltos e garantir o consumo do crack. Sem usar qualquer tipo de armas, eles roubam transeuntes e estabelecimentos comerciais. “A gente rouba sem nada, na mão limpa, na ‘tora’”, disse o mais novo. A ausência de medo de se deparar com alguma vítima que reaja à abordagem pode ser explicada pela reação eufórica causada pelo crack ao usuário.

Antes praticados apenas por meninos, o delegado Marco Passos disse que também tem crescido a presença de meninas na prática desses delitos para o sustento do vício do crack. Segundo o delegado, hoje não existe mais essa diferença que antigamente existia. “Hoje, as garotas viciadas também são violentas. Temos verdadeiras gangues de garotas que marcam encontros nos shoppings para agredir as ‘patricinhas’. A agressão ainda é um pouco menor que a masculina, mas já é muito marcante”, acrescentou.

Um dado interessante é que há uma distinção clara entre os tipos de crimes cometidos e o perfil do infrator. Os casos ligados à violência em festas, boates e casas de shows são praticados normalmente por garotos de classe média e alta. “Nesse bojo estão também os adolescentes que participam de torcidas organizadas, que são na verdade verdadeiras gangues, onde fazem uso de drogas, marcam encontros pela internet, através de sites de relacionamentos como Orkut, ou nos shoppings”, contou Passos. 

Já os casos de furto a varejo, como assalto a ônibus e a transeuntes, geralmente são praticados por adolescentes dependentes de drogas, principalmente crack, moradores da periferia, muitos abandonados pela família ou criados apenas pela mãe ou avó, sem a presença paterna. A prática desse delito é a fonte de alimentação do vício

quinta-feira, 11 de março de 2010

Mais de 90% dos Fumantes Brasileiros se Arrepende de Ter Começado a Fumar

O Brasil é o terceiro país com o maior número de fumantes que se arrepende de ter começado a fumar: 91%; e 82% disseram que o tabagismo já prejudicou sua saúde. As revelações são da primeira fase do Projeto Internacional de Avaliação das Políticas de Controle do Tabaco – ITC Brasil, que está analisando a percepção e o comportamento de fumantes e não-fumantes em 20 países. A boa notícia é a redução da prevalência do tabagismo no país: de 33% da população em 1989 para 15% em 2008.

Dividido em três fases, o Projeto ITC foi planejado para avaliar o impacto das políticas para o controle do tabaco a partir da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco (tratado internacional da Organização Mundial da Saúde e assinado por 168 países). Estão sendo avaliados os seguintes aspectos: advertências sanitárias das embalagens; legislação sobre ambientes livres da fumaça do tabaco; preços e impostos dos produtos derivados do tabaco; educação e apoio para deixar de fumar; e propaganda e promoção dos produtos derivados do tabaco.

Os parceiros do projeto são INCA, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Gabinete de Segurança Institucional e a Aliança para o Controle do Tabaco (ACT-Br). A segunda fase do ITC Brasil começa ainda este mês.

Embora a prevalência do tabaco tenha caído pela metade, 91% dos fumantes declararam ser dependentes dos cigarros, com 52% admitindo serem muito dependentes. A pesquisa foi feita por telefone com um universo de 1.826 pessoas, sendo 1.215 fumantes e 611, não-fumantes das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Esses mesmos participantes serão entrevistados nas outras duas fases da pesquisa.


Não há maior prova, além de todas as informações sobre os malefícios do cigarro, que o mesmo não traz absolutamente nada de bom além da perda de ansiedade em 2 minutos (tempo que leva para ser consumido um cigarro normal). Não caia nessa, dê um cartão vermelho para o cigarro também. Este inimigo está em todo lugar!

quarta-feira, 10 de março de 2010

O organismo pede socorro

É do bom senso que sempre se deve ingerir bebidas alcoólicas com moderação. Os malefícios do exagero no consumo já são do conhecimento de todos.

Estes efeitos quando combinados com o ato de dirigir, então, fazem uma associação "explosiva". Some-se a isso, o período de Carnaval, fazendo todas essas recomendações escoarem pelo ralo. Se nada de pior acontecer, o risco de amanhecer, depois de uma noite de tragos largos, com a sensação de que a cabeça tem o dobro de verdadeiro peso tem um nome conhecido: ressaca.

Os efeitos do distúrbio passam por sensações estranhas no corpo, uma leve "amnésia" que faz o bebedor tentar se lembrar do que aconteceu na noite anterior, sem sucesso.

Às vezes, se levantar é a última coisa que a pessoa pensa em fazer. O primeiro pensamento equilibrado vem como uma promessa: "nunca mais eu vou beber.". Esta quase sempre não cumprida.

A organização não governamental Cisa - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool alerta para a elevada prevalência dos casos de ressaca.

Estudos apontam que 75% das pessoas que consomem doses acima do limite já sofreram distúrbio pelo menos uma vez na vida.

Em relação aos jovens, 90% dos estudantes bebedores não frequentes haviam sofrido ressaca, enquanto 50% dos bebedores mais assíduos apresentaram o distúrbio no último ano.

Substâncias tóxicas
A ressaca está associada à intoxicação aguda de álcool e inicia-se cerca de seis a oito horas após o consumo, podendo durar até 24 horas. Júlio Coelho, especialista em cirurgia do Aparelho Digestivo, reconhece que a moderação ainda é a melhor forma de evitar os desconfortos da ressaca.

O mal-estar surge porque o álcool é absorvido muito rapidamente pelo estômago. Depois de metabolizado, é levado pela corrente sanguínea até o cérebro. "Com efeito, bombardeado por diversas substâncias tóxicas que o agridem, o órgão reage por meio dessa síndrome", explica Coelho.

Para a psiquiatra Camila Guindalini, o álcool como qualquer outra droga de abuso, se for utilizada regularmente, tende a promover sintomas conhecidos como tolerância - redução na intensidade da resposta e necessidade de consumir uma quantidade cada vez maior para se obter o efeito anteriormente alcançado.

Assim, a quantidade de bebida ingerida, além de outros fatores, como o intervalo de tempo do consumo ou o tipo de bebida, estão relacionados ao aparecimento da ressaca.

"Estudos apontam que fatores psicológicos e vulnerabilidade à dependência de álcool, como predisposição genética, também estão envolvidos na manifestação do problema", avalia a médica.

Com efeito, filhos de pais dependentes de álcool, mais vulneráveis à dependência, apresentam ressacas mais graves do que filhos de não-dependentes, em condições comparáveis de frequência e quantidade de álcool consumido, conforme apontou pesquisa sobre o tema.

Lula se mostra preocupado com avanço do crack

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva posicionou-se hoje, durante entrevista à rádio evangélica Melodia FM, com sede no Rio de Janeiro, contra a legalização das drogas. Na opinião dele, não consta que a descriminalização de entorpecentes acabe com o tráfico ou diminua o consumo. O presidente mostrou-se ainda preocupado com o aumento do uso do crack por jovens e adolescentes. "Eu nunca vi tanta gente se queixando dos efeitos do crack como tenho visto atualmente quando converso com os prefeitos", disse.
O presidente antecipou ainda que pediu ao chefe de Gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, para organizar um seminário nacional que discuta a questão do crack e seus efeitos nocivos na juventude brasileira. "Essa discussão séria contará com a presença de educadores e pais. Vamos começar um grande debate", informou. 

- "Está pegando muito duro na nossa juventude, portanto, temos que ter um tratamento muito especial, sobretudo nas camadas mais pobres da população, porque é a droga mais barata. Precisamos fazer uma discussão séria no Brasil envolvendo os educadores, os pais" - disse em entrevista à rádio Melodia FM, do Rio de Janeiro.

Perguntado sobre sua posição em relação à legalização das drogas, Lula afirmou que é contrário.

- A princípio sou contra a legalização de drogas, não me consta que venha ajudar acabar com a droga no Brasil ou em qualquer país do mundo.


Durante a entrevista à rádio, que é evangélica, o presidente também foi perguntado sobre o aborto. Ele respondeu que pessoalmente é contrário, mas, como chefe de Estado, tem que tratar o assunto como uma questão de saúde pública e dar a garantia de atendimento às mulheres que precisem de cuidados médicos em função de um aborto feito em condições precárias.


terça-feira, 9 de março de 2010

Estupidamente Incrível ou Incrivelmente Estúpido

Algo presente na nossa sociedade, um "objeto" muito difundido e que de certa forma não só corrompe a sociedade como em último caso(no caso terminal,no fundo do poço) iguala o rico do pobre. Obviamente me refiro as "DROGAS". Pensei muito em como começaria a escrever meus artigos. Eu queria um tema que alcançasse a todos que o lessem. Pois bem..., mesmo sendo um assunto delicado, a idéia deste artigo não é falar do mal que as drogas causam na vida de quem as utiliza ou até mesmo, de quem convive com quem as utilizam. Mas, sim analisar o que leva a classe pobre usar esse tipo de válvula de escape (quando é uma válvula de escape). Sempre ouço falar, que pessoas usam drogas (inclusive o álcool, que também é uma droga) para fugir dos problemas cotidianos. Porém é sabido por todos que o pobre mesmo o mais ferrado é mais feliz do que o rico, que é escravo de uma vida de aparências e regras de comportamento. Prisioneiro de uma côrte hipócrita que dita o tempo todo o que é certo e o que é errado. O pobre sempre está rindo, manifesta seus dentes(quando os têm) como se fosse louco, pois está ferrado, e ainda assim manifesta sentimentos muito mais lógicos se partissem de pessoas de classes maiores.São eles:fé, esperança, felicidade, etc... Mas ao pobre por mais que ele reclame ele é dotado de um sentimento que ao rico parece distante. O sentimento de liberdade. O pobre age como quer,como ele é. Ele não vive de aparências, até por que se vivesse morreria. Não ouso dizer que não há pobres bonitos, mas não me refiro ao pobre comum, mas principalmente ao miserável. Na verdade os pobres que continuam belos com o passar dos anos, em verdade são os verdadeiro detentores da beleza, pois não conta com recursos para tal. Enquanto o rico que se deixa ficar feio, ou é relaxado ou é o sinônimo vivo da feiúra. Mas voltemos as drogas(não façam isso em casa crianças!) Drogas são objetos de satisfação da classe dominante.Pois eles é que precisam desses meios (embora eu ache que ninguém precise) para libertar-se da mascara que veste todos os dias,para ocasiões diferentes. Outra prova de que Drogas são feitas para ricos, é o gasto desenfreado que o rico tem para sustentar seus vícios, porém eles têm para gastar(até que chegue ao fundo do poço e não tenha mais),o pobre não detêm esse capital, tanto é que mergulha no mundo do tráfico para poder sustentar seu vício bélico, ainda que isso te custe a vida de uma forma ou de outra. É idiota, porém engraçado imaginar que os pobres se droguem para ficar parecidos com os ricos,ou por alguns instantes pensarem ser como a classe dominante. Mais hilário ainda é lembrar que os ricos se drogam para parecerem um pouco mais com os pobres e serem por alguns minutos ou talvez horas, um pouco mais livres.

sábado, 6 de março de 2010

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6696/09, do deputado Capitão Assumção (PSB-ES), que trata de esteróides anabolizantes e substâncias similares. A proposta modifica a Lei 11.343/06, que criou o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas.

Pelo texto, passa-se a considerar, como drogas, os esteróides androgênicos ou peptídeos anabólicos - conhecidos como anabolizantes hormonais - que causem dependência humana.

O projeto prevê também que receberá as mesmas penas previstas para traficantes, fabricantes e vendedores de drogas ilícitas o agente que promover a venda, oferecer, entregar ou fornecer a consumo, ainda que gratuitamente, medicamentos do grupo terapêutico dos esteróides ou peptídeos anabolizantes, sem a devida apresentação e retenção da cópia da prescrição emitida por médico ou dentista devidamente registrados nos respectivos conselhos profissionais.

Mercado da beleza
O autor afirma que, com o crescimento do "mercado da beleza" cada vez mais exibicionista e exigente para os padrões sociais, nasce a necessidade de ter um corpo aparentemente sadio e musculoso, o que impulsiona a procura por subterfúgios para o alcance rápido e sem esforço desse chamado padrão de beleza.

"Neste anseio, jovens, adultos e até idosos utilizam mecanismos rápidos para obtenção de um corpo esbelto e musculoso, como é o caso dos medicamentos do grupo terapêutico dos esteróides ou peptídeos anabolizantes", explica.

O deputado lembra que, atualmente, a venda desses esteróides ainda é feita às escuras, e até mesmo um menor de idade consegue obtê-las sem qualquer prescrição médica.

Na opinião do parlamentar, o resultado disso são os inúmeros casos de intervenções médicas pelo uso indevido ou excessivo de anabolizantes, além de altos índices de morte ocasionados pelo uso indiscriminado desses medicamentos.

Testoterona
"Os esteroides anabólicos, ou anabolizantes, são drogas relacionadas ao hormônio masculino testosterona que destinam-se, especialmente, a repor a falta de hormônio masculino ou de musculatura corpórea, melhorando, momentaneamente, enquanto perdurar o uso e seus efeitos, a ´performance´ dos usuários em atividades físicas", argumenta.

O parlamentar lembra que essas drogas causam dependência psicológica. O usuário não consegue mais ficar sem o seu uso contínuo. O corpo escultural passa a fazer parte da dependência psicológica, mesmo que a custo de um elevado preço, pago pelo organismo do usuário, ainda que sabidamente possa resultar em morte.

Ele acrescenta que a necessidade ou não do uso desses medicamentos depende da avaliação do profissional habilitado. "Infelizmente essas drogas anabolizantes continuam sendo vendidas ilegalmente no País e sem que exista o devido controle e punição", disse.

Assumção recorda ainda que muitas pessoas produzem anabolizantes caseiros ou misturam fórmulas para animais para uso como coadjuvantes anabólicos e colocam esses produtos à venda em diversas localidades, até mesmo na internet, sem qualquer controle sanitário.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Silencioso, o Arguile Pode Matar

Assim é o narguile, que aos poucos e, passando despercebido por muitos olhos e visto como inofensível para outros, traz muitos malefícios aos fumantes. O que antes era restrito a apenas a poucas pessoas, se tornou moda entre os jovens no Brasil.
Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, canela, flores e mel. o narguile pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar. Significa que além de viciar rápido, o usuário ainda tende a criar doenças respiratórias e agravar as que já existem no organismo. Mas o real perigo mesmo está na cabeça dos usuários, pois, por ser uma droga leve e sem efeitos alucinógenos, pode passar a impressão que não traz riscos graves à saúde. O perigo está onde menos se espera, fique atento, não caia nessa !


O usuário do narguilé não consome apenas nicotina. Outras substâncias tóxicas também são ingeridas, pois, devido à queima do carvão, elementos como hidrocarbonetos, nitrosaninas e metais pesados são elevadamente cancerígenos. Além do câncer, doenças cardíacas, tuberculose e hepatites podem ser agravadas com o uso constante do narguile. A VERDADE SOBRE O ARGUILE - GLOBO

Os males do narguilé são evidentes, mas a única forma de minimizar esses malefícios é evitando o seu uso e a aspiração da sua fumaça. E lembrando aos pais, que o uso do Narguilé é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro. 

terça-feira, 2 de março de 2010

Estudo sugere que fumantes têm QI mais baixo do que quem não fuma

Fumam porque são menos inteligentes, ou são menos inteligentes porque fumam? - OS DOIS!


Os fumantes parecem ter menor quociente de inteligência (QI) do que os não-fumantes, e, quanto mais uma pessoa fuma, "menos esperta" ela parece ser, segundo pesquisadores do Centro Médico Sheba, em Israel. Em pesquisa com 20 mil recrutas israelenses, os especialistas descobriram que homens jovens que fumam um maço de cigarros por dia ou mais têm QI 7,5 pontos menor do que aqueles que nunca fumaram.

Avaliando os recrutas militares de 18 anos de idade - 28% que fumavam pelo menos um cigarro por dia, 3% que eram ex-fumantes e 68% que nunca tinham fumado -, os pesquisadores notaram que a média de pontuação dos fumantes nos testes de inteligência foi bem menor do que a dos não-fumantes - 94, contra 101 -, independentemente de status socioeconômico e da escolaridade dos pais. E os resultados indicaram, ainda, que, quanto mais cigarros eles fumavam diariamente, piores eram seus resultados nos testes de QI - de 98 para pessoas que fumavam de um a cinco cigarros por dia, para 90 daqueles que fumavam mais de um maço.

De acordo com os autores, os participantes foram proibidos de fumar no período dos testes, assim, os sintomas de abstinência podem ter afetado os resultados dos fumantes. Porém, mesmo aqueles que começaram a fumar pouco tempo antes da pesquisa, após entrarem no exército, apresentaram pior QI do que os não-fumantes, o que indica pouca influência da abstinência de nicotina sobre os resultados.

Baseados nesses resultados, os especialistas concluíram que pessoas com menor QI são mais propensas a começar a fumar e a fumar mais cigarros, e que os resultados não indicam que o tabagismo possa tornar as pessoas menos inteligentes. Por isso, eles defendem que "adolescentes com pior QI podem ser foco de programas desenvolvidos para a prevenção do tabagismo".

segunda-feira, 1 de março de 2010

Porquê Não Fumar



Por que produtos como cigarros, charutos e cachimbo fazem mal à saúde?
No período de consumo destes produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 50 substâncias pré-cancerígenas.

Quais são as doenças causadas pelo uso do cigarro?
São mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
E os não fumantes, como ficam nessa história?
Basta manter um cigarro aceso para poluir um ambiente com as substâncias tóxicas da fumaça do cigarro. As pessoas passam 80% do seu tempo em ambientes fechados. Ao fim do dia, em um ambiente poluído, os não fumantes podem ter respirado o equivalente a 10 cigarros. Ao respirar a fumaça do cigarro, os não fumantes correm o risco de ter as mesmas doenças que o fumante. 

Quais são os riscos para as crianças que convivem com fumantes em ambientes fechados?
As crianças, especialmente as mais novas, são as mais prejudicadas, já que respiram mais rapidamente. Em crianças que vivem com fumantes em casa (cerca de metade das crianças do mundo), há um aumento de incidência de pneumonia, bronquite, agravamento de asma, além de uma maior probabilidade de desenvolvimento de doença cardiovascular na idade adulta.

Quais são os benefícios imediatos de se parar de fumar?
Após 20 minutos a pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue do fumante. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. De 12 a 24 horas após o último cigarro, os pulmões já funcionam melhor.

E depois disso?
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor o cheiro e o paladar já está mais sensível. Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Após 1 ano, o risco de morte por infarto já foi reduzido pela metade. De 5 a 10 anos depois de parar de fumar, o risco de infarto será igual ao de pessoas que nunca fumaram.
Portanto, se você é fumante, pare de fumar, se convive com alguém que fume, ajude-o a vencer essa batalha!

Drogas lícitas e de fácil acesso (álcool, cigarro) nunca revelam realmente seus malefícios, sejam eles à longo ou médio prazo. Dê um cartão vermelho para o vício, drogas lícitas e ilegais tem que ser eliminados do nosso dia a dia, algo que só prejudica o nosso corpo e a quem está à nossa volta.